quarta-feira, 4 de setembro de 2013

BIOGRAFIA DE DONA LEOPOLDINA



Leopoldina Carolina Josefa Francisca Fernanda Beatriz de Habsburgo-Lorena era filha de Maria Tereza de Bourbon e de Francisco 1º imperador da Áustria.
Ela nasceu em 1797, em Viena,a poderosa corte europeia. Seguindo os costumes, foi prometida em casamento ao príncipe dom Pedro, herdeiro do trono do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve.

Leopoldina se casou por procuração e só depois veio ao Brasil conhecer o marido.
Aqui causou surpresa, pois em sua família a educação das mulheres era diferente. As garotas Habsburgo eram cultas, aprendiam idiomas e estudavam ciência, política e filosofia. Leopoldina tinha suas opiniões próprias, saía à rua sozinha, trocava ideias e ajudava nas decisões políticas do marido.
Quando a família real partiu para Portugal, ela passou a simpatizar com a ideia de o Brasil se libertar da metrópole. E, quando os portugueses pediram que dom Pedro voltasse a seu país, ela o fez pensar e o convenceu a ficar, influenciada pelas opiniões de José Bonifácio e de outros políticos.
Pouca gente sabe, mas era a princesa que estava no comando do país em 7 de setembro de 1822. Ela foi nomeada por dom Pedro como regente durante a sua ausência.
Trabalhando no lugar do marido, ela convocou os representantes do Conselho de Estado no dia 2 de setembro de 1822, porque o governo de Portugal ameaçou mandar o exército buscar o príncipe. Junto com os ministros, Leopoldina assinou um documento que declarava a separação entre o Brasil e Portugal.
Ou seja, a princesa declarou a independência brasileira no papel cinco dias antes de dom Pedro proclamá-la, no dia 7 de setembro, mas não tornou a informação pública. Quando dom Pedro foi coroado imperador, Leopoldina tornou-se a primeira imperatriz do Brasil. Ela morreu em 1826, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário