domingo, 29 de dezembro de 2013

DEPOENTE : VALDIRENE DO CARMO AMBIEL

VALDIRENE DO CARMO AMBIEL

Valdirene do Carmo Ambiel, historiadora e Arqueóloga, conseguiu reunir em sua pesquisa uma equipe interdisciplinar da USP, que incluiu 12 cientistas de especialidades diferentes. Isso permitiu a exumação e um estudo minucioso dos remanescentes humanos dos primeiros Imperadores do Brasil : Dom Pedro I, Dona Leopoldina, Dona Amélia, que passaram, por exemplo, por sessões de tomografias e ressonância magnética. O resultado foi a descoberta de fatos até então desconhecidos, além da confirmação e da refutação de hipóteses com as quais os historiadores vinham trabalhando.
Valdirene Ambiel também é Comendadora, tendo sido condecorada pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, em reconhecimento ao desenvolvimento de seu trabalho em pról da História Brasileira.

LINKS de Entrevistas com Valdirene Ambiel







DEPOENTE : PAULO REZZUTTI

Paulo Rezzutti

Paulo Rezzutti é arquiteto, escritor, historiador e biógrafo Brasileiro. 
Em 2010 durante pesquisas documentais para a biografia da Marquesa de Santos  encontrou no arquivo histórico da Hispanic Society of American - Nova Iorque , 94 cartas inédita do Imperador D.Pedro I  para sua amante Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos. Em 2011 organizou a obra Titila e o Demonão-Cartas Inéditas de D.Pedro I a Marquesa de Santos publicado pela Geração Editorial. Prosseguindo seus estudos sobre a Marquesa de Santos  publicou em 2013 a obra Domitila a verdadeira História da Marquesa de Santos  também editado pela Geração Editorial. 
Em 2012 devido aos seus conhecimentos a respeito da Familia Imperial Brasileira participou como consultor do trabalho da arqueóloga Valdirene do Carmo Ambiel  que estudou os remanescentes humanos dos primeiros imperadores do Brasil sepultados na Cripta Imperial do Monumento a Independência em São Paulo.  Como arquiteto Rezzutti  foi o responsável técnico pelo trabalho de retirada do esquife da Imperatriz D. Amelia , que se encontrava emparedado no local.
É autor de diversos artigos a respeito da história do Primeiro Reinado  e seus personagens, bem como a respeito de Historia de São Paulo. Já colaborou com a Revista de Historia da Biblioteca Nacional, Revista Carta Fundamental, Revista Historia Viva, entre outras. 
Desde 9 de julho de 2012 é membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.





DEPOENTE : MARY DEL PRIORE

Mary Del Priore
Especialista em História do Brasil, Mary Del Priore concluiu o doutorado  em História Social na Universidade de São Paulo  e pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales na França. . Lecionou História em várias universidades brasileiras, tais como a Universidade de São Paulo, a Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro  e a Universidade Salgado de Oliveira . É colaboradora de periódicos nacionais e internacionais, científicos ou não .
Escreveu, organizou ou colaborou em várias publicações, ganhando, com isso, títulos como o Prêmio Casa Grande & Senzala, outorgado pela Fundação Joaquim Nabuco e o Prêmio Jabuti. 
Lista de algumas publicações importantes da autora:
       O Castelo de Papel. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2013.
A Carne e o Sangue. A Imperatriz D. Leopoldina, D. Pedro I e Domitila, a Marquesa de Santos. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2012.
Histórias Íntimas. Sexualidade e Erotismo na História do Brasil. São Paulo: Editora Planeta, 2011.
Matar para não morrer. A morte de Euclides da Cunha e a noite sem fim de Dilermando de Assis. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
Condessa de Barral, a paixão do Imperador. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
O príncipe maldito. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
História do Amor no Brasil. São Paulo: Contexto, 2005.
História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997.
Festas e utopias no Brasil colonial. São Paulo: Brasiliense, 1994.

História da Criança no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991.